Quiromassagem

      A Quiromassagem foi a minha primeira formação de massagem, foi aqui que tive o meu primeiro contacto com este mundo tão abrangente de técnicas e manipulação, que levam ao bem estar tanto de corpo como de espírito.
      O termo quiromassagem apareceu em Espanha, em 1920 mais concretamente em Barcelona, onde o seu grande percursor  foi o Doutor Vicente Lino Ferrándiz Garcia, nascido em Orcheta a 22 de Setembro de 1893. Entre 1913 a 1918 foi estudar Neuropatia no hospital Gland, na Suiça, onde aprendeu com o Dr.P.A. De Forest técnicas massagens japonesas. Após sua formação inicial, viajou para os Estados Unidas onde conclui a mesma. Formo-se em Medicina , 1929. E em 1933, após vários anos a técnica ser bem sucedida, nasce  a primeira escola de "Quiromassagem Spanish School"- foi fundada para que os profissionais da área de massagem fossem distinguidos doutros profissionais, por terem estes conhecimentos fisiológico e anatómicos.
       Esta massagem faz parte das terapias manuais, em que a sua derivação vem do grego "κιροσ" (quiros) que significa "mão" e massagem. A sua execução é exclusivamente feita apenas com as mãos, utilizando técnicas aperfeiçoadas com fins terapêuticos, onde vai atuar tanto nível do corpo como na mente do paciente, proporcionando assim um melhoramento do sistema digestivo, circulatório, esquelético, linfático e endócrino, o que vai promover mais a saúde e a qualidade de vida.
       Está técnica não é considerando medicina alternativa nem um moda oriental, pois foi desenvolvida na Europa e com fim de melhor a qualidade de vida do individuo, sendo um "tratamento" complementar a medicina actual.
As suas principais áreas de actuação são:
Relaxamento- Harmoniza o corpo e a mente, levando a um estado de descanso pleno, o que vai levar a produção de endorfina que ajuda a reduzir fadiga física e psicológica.
Prevenção - previne a evolução de doenças neuro-musculares, onde vai beneficiar a circulação e a diminuição de dor. Também previne tensões musculares, causadas pelo stress, posturas e sobrecargas musculares.
Terapêutica - Ajuda a aliviar dores, porque estimula a circulação linfática e venosa o que vai beneficiar patologias tais como:
  • Contrataras musculares
  • Doenças Pulmonares como pneumonia, bronquite, asma
  • Dores de cabeça, tórax, costas, pernas, escoliose e ciática
  • Doenças vasculares como enxaqueca, varizes
  • Cicatrização de cicatrizes
  • Doenças neuronais como paralisias faciais
  • Tensões e distenções

Estético- para tratamentos como gordura localizada e celulite , a quiromassagem vai estimular os tecidos de forma acelerar o metabolismo, que vai permitir quebrar os tecidos adiposo subcuntánicos.
       A duração de um tratamento vai de 30 minutos a 1 hora.
      A Quiromassagem foi considerada a massagem com mais futuro, isto através de um estudo realizado nos Estados Unidos.
    Hoje em dia existem várias formações pelo pais para aprender esta técnica, umas com mais outra menos horas, o meu conselho é escolher a que tem mais horas porque é onde aprende-se mais.
     Através de pesquisa encontrei um Politécnico no país ,que dá esta formação a Médicos, como curso Pós-Graduado em Quiromassagem, o que é baste bom saber que esta técnica está a ser valorizada também na área de medicina. Fica aqui o saite: www.ipvc.pt/pos-graduacao-quiromassagem

https://feelharmonystudio.com/en/quiromassage-2/

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue